Uma reflexão sobre Conquistas
primeiro dia sem Olimpíadas, essa segunda-feira já não começou bem. vamos mudar isso - bom dia pra nós.
Conquistas
Como você reage quando conquista algo?
Essa pergunta foi algo que me fiz algumas vezes durante a semana, principalmente por conta dos jogos olímpicos e dos atletas que disputavam mais de uma prova por medalha durante essa edição. A conquista te libera que tipo de sentimento? Missão cumprida? Ela te trás a sensação de vitória prolongada? Você de fato aproveita a sua vitória? São essas algumas perguntas que busquei entender ao longo da semana.
Foi interessante que vi muitos comentários sobre a sensação que é vencer, e muitos com os quais eu conversei me disseram que, a exemplo do que vimos nas Olimpíadas, ganhar uma medalha é sinônimo de aposentar na vida. Ganhou, tá bom já. A mais pura sensação de vitória. Acho isso uma tremenda falácia.
Para embasar meu raciocínio, ainda, assisti a uma entrevista de um menino vencedor da medalha de prata olímpica nesta edição da escalada esportiva, e o jornalista de fato o pergunta se ele havia zerado a vida depois dessa medalha. A resposta do menino foi:
Não durou nem três dias e já quero partir para a próxima — a medalha pode mudar vidas, mas não muda a vontade que é de querer sentir a sensação de vitória mais e mais vezes.
Interessante isso, não? Para um atleta, ganhar medalha olímpica é provavelmente equivalente ao maior sonho que você possa ter, e mesmo assim ele admite que ganhá-la não significa zerar a vida. Literalmente, imagine que para um atleta olímpico, ganhar uma medalha significa vender uma empresa pra você ou quem sabe ganhar muito dinheiro. E mesmo assim, ele não se sentiu completo.
Qual a moral da história? A moral é que sempre vamos querer mais, não importa o que aconteça. Não importa mesmo. Logo, é melhor que não tenhamos a falsa impressão que conquistar uma coisa específica vai mudar sua vida completamente — não vai. Depois disso, outras coisas virão.
E já que é assim que as coisas funcionam, por que não aproveitar cada conquista? Quando acontecerem, comemore — e saiba que mais oportunidades como essa virão. É o ciclo da vida.
Boa semana.
BGJ
Além da Pill
Tenho conversado com um bocado de pessoas com muito dinheiro ultimamente. Isso porque, através de um fundo de filantropia que co-fundei, prospectamos doadores grandes — e quem tem muito dinheiro pra doar, tem muito dinheiro guardado.
Nessa toada de conseguir captar com pessoas relevantes, acabo as conhecendo melhor e me conectando a nível pessoal com algumas delas. Descobrindo suas histórias, vontades, passado, problemas, desafios, preocupações e por aí vai. Todos ali já conquistaram muito mais do que você provavelmente sonha em fazer — e mesmo assim, nenhum deles se sente satisfeito. Nenhum. Por mais que cada um ali tenha conquistado inúmeras coisas, tenham muito dinheiro, viagem muito e assim vai… nenhum se sente completo.
Foi assim que percebi cada vez mais — a vida é sobre fazer aquilo que te faz feliz e satisfeito, é sobre gerar impacto na vida dos outros, é sobre ser fanático por se tornar a sua melhor versão todos os dias, mas não é sobre conquistar o próximo troféu ou sobre criar uma expectativa final sobre um tema (o famoso o dia que eu fizer x coisa, vou me sentir feliz).
Ter as sensações que tive essa semana foram definitivamente experiências interessantes que abrem o leque da vida.
Gostou? Recomende. 📝
A regra é clara: se gostou de uma edição, recomende.
O TMP chegou a 17.1 mil leitores diários sem nunca investir 1 centavo em divulgação — sempre foi você que nos ajudou a chegar aqui. Envie pra alguém, faça a roda girar.
Até semana que vem 👋
Nos vemos na próxima segunda-feira. Beijo grande, seguimos. Boa sorte na sua semana.
The Morning Pill
TMP é sua pílula semanal de conteúdo matinal. Seja uma reflexão, frase de um pensador ou até mesmo um questionamento, esperamos transformar seu dia.
Doses simples e diretas, enviadas para seu e-mail toda a semana.