Perspectiva
🎻 Resumo da Ópera: Meu amigo, se você consegue apreciar um pôr do sol, agradeça pela vida que tem.
A vida, um mosaico de perspectivas, revela-se verdadeiramente nas cores da gratidão. Cada sombra, uma lembrança da luz que nos banha em abundância. Somos seres humanos em caminhos entrelaçados, onde a beleza reside no olhar que agradece. Agradecer é a mais pura forma de enxergar.
Quero te contar uma história real.
Conheci a história de um homem, classe média alta, com boa condição de vida, e que no dia 2 de Janeiro deste ano recebeu a notícia que seu pai havia sido internado com câncer. Estado grave, caminho sem volta.
Do dia pra noite, as noites viraram dias no hospital, e os dias, noites de pouco sono. As cores do dia deram lugar ao cinza hospitalar.
Cinco vezes por semana dormindo no hospital, acompanhando o pai. Quem já viveu isso sabe bem — dormir no hospital é como não dormir at all. Mas, como se já não bastasse, no meio deste caos que já ultrapassava 3 meses, veio a dengue. Já com mais de 50 anos, a dengue foi tudo menos leve. Mas, como todo bom guerreiro, ele venceu mais uma.
Passaram-se mais dois meses com a mesma rotina exaustiva e delicada no hospital, quando seu pai passou desta para melhor (perder um pai é devastador). Subiu ao Reino dos Céus. Tristeza, dor, sofrimento, lágrimas e memórias. Alívio. Ufa, está tudo bem agora — ele descansou e já era sua hora. Está melhor com Deus.
Da pior forma possível, mas agora sim — Feliz Ano Novo!, que de feliz não havia nada, mas havia o alívio. Mais uma etapa da vida se foi.
Passam-se mais trinta dias, e o mesmo homem, ainda cuidando dos assuntos do pai recém falecido, de repente perde a visão de um dos olhos, como se a luz do dia tivesse se apagado.
Era o olho bom. Cirurgia de emergência, sessenta dias de repouso. No olho que restou, mal consegue ver a televisão. Mensagens no celular? Também não as pode ler. Liberdade para viajar? Não pode dirigir, não pode sair de casa. Repouso é repouso.
Vazio.
A moral da história?
Conheço bem este homem, muito bem, inclusive. Sentei-me para conversar com ele e vi... aquele sorriso no rosto. A dor está lá, o desespero e o sofrimento também. Mas, apesar de tudo, um sorriso. Uma risada, uma brincadeira. Amor pelo próximo — grato pela vida que tem. Forte, guerreiro, inspiração pra muita gente. Este cara me ensina muito.
Heavy is the Head Who Wears the Crown.
Acredite: seus problemas são pequenos diante da vastidão da vida que se estende à sua frente. Como está usando seu tempo precioso? Está se perdendo em preocupações pífias? Lembre-se sempre, cada instante é uma chance de florescer.
Meu amigo, se você consegue apreciar um pôr do sol, agradeça pela vida que tem.
Um brinde à vida, ao amor, e aos desafios dela.
BGJ
Além da Pill
Iron Sharpens Iron.
Não há documentação histórica o suficiente sobre como as pessoas se sentiam naquela época, mas você já se perguntou qual foi o pior ano da história? Sempre tive curiosidade em saber — não pelo fato de ter sido ruim, mas pra entender como as pessoas se motivavam e viam o lado positivo da coisa. Como a Pill hoje foi mais longa, lhes deixo apenas com o ano em si:
536 d.C. Pesquise em qualquer lugar e todas as respostas serão a mesma. O ano em que o dia virou noite por mais de 18 meses.
Alguém com certeza exercitou gratidão ali também, colocou as coisas em perspectiva. Espero que você consiga também.
Boa semana pra nós <3
Recomendações 📝
A regra é clara: se gostou de uma edição, recomende.
O TMP chegou a 17 mil leitores diários sem nunca investir 1 centavo em divulgação — sempre foi você que nos ajudou a chegar aqui. Envie pra alguém, faça a roda girar.
Até semana que vem 👋
Nos vemos na próxima segunda-feira. Beijo grande, seguimos. Boa sorte na sua semana.
The Morning Pill
TMP é sua pílula semanal de conteúdo matinal. Seja uma reflexão, frase de um pensador ou até mesmo um questionamento, esperamos transformar seu dia.
Doses simples e diretas, enviadas para seu e-mail toda a semana.